27/01/2006

As minhas formandas, a minha mãe, uma amiga dela e eu!


Tudo começou na semana passada... qual professora atenta e capaz de relacionar o que gosta com o que pode aproveitar nas aulas... Orgulho e Preconceito novamente nos cinemas... claro que ía ver! Só faltava saber quando... só faltava saber com quem. Até que se fez luz, ir ao cinema com as formandas para elas verem as roupas, já que isso é o Tema de Vida delas (o projecto que elas têm de desenvolver ao longo de toda a formação) e com isso verem também um dos clássicos da literatura inglesa... claro que isso a juntar ao facto de uma tarde fora da sala, fora da vila onde estaríamos e aqui.
Uma ida a Évora é sempre emocionante para elas... é de rir mesmo!
Depois de combinadas as coisas com os chefões lá fui eu dizer-lhes o que tinha pensado fazer, mas que só poderia ser feito se todas estivessem de acordo e fossem mesmo! Claro que todas foram, claro que todas queriam sair da vila!
No dia combinado, à hora combinada, lá estava eu com a minha mãe e uma amiga dela no sítio combinado. Metade delas estavam lá, a outra metade estaria para chegar de autocarro. Depois de esperar, lá fomos para cima para vermos o filme... a nossa sorte é que terça à tarde não há muita gente na sala de cinema! Foi mesmo muita sorte!
Do grupo de 15 mulheres eu era a mais nova, sendo a amiga da minha mãe a mais velha! As minhas formandas têm entre 37 e 61!!!
Estão a imaginar elas comportarem-se como adolescentes a babar pelo Mr. Darcy? Ou gritar no meio do filme:"É melhor calares-te Meia Leca! Ela não quer nada contigo, ainda não percebeste?Duh!" quando o Mr. Collins se declara daquele modo tão próprio à Lizzie. E a perguntarem no meio do filme :"-Mas professora, porque é que as coisas vão p'rá'quele?" ou então a chamarem bruxa à Aunt Catherine... se acrescentarmos uns suspiros, uns risinhos, estava eu entre adolescentes!
Já me tinham dito que fazer uma saída com elas era de rir, mas eu nunca pensei que fosse rir tanto! Houve uma que para vir "à cidade" até ao cabeleireiro foi! Todas arranjadas, muito arranjadas, como se viessem para uma festa muito importante! E era só o cinema!
A minha mãe e a amiga fizeram sucesso, porque elas todas as conheciam... claro que elas as duas não se lembravam de nenhuma como é normal, ou elas pensam que são iguais grávidas e após terem os filhos e agora, não sei quantos anos depois? Mas lá se entenderam... parecia é que eu é que estava de fora, parecia que eu não pertencia aquele filme!
Foi engraçado... mas o mais engraçado foi hoje! Elas tiveram de escrever um relatório acerca do filme, resumo do filme e mais importante: vestuário! E os comentários que eu ouvi!
"-Ah a boca do Mr. Darcy... ai o cabelo sempre desalinhado..."
"- Mas olha que a Elizabete também era muito girinha!"
"- A irmã do Bingo é que não prestava!"
"- E as outras irmãs, aquelas novinhas... tão... tão... nem posso dizer o que queria, está aqui a professora...já sei, tão estouvadas!"
Eu já não me conseguia controlar... estava quase a rebentar a rir até que lhes disse para começarem a escrever o relatório.
Estes comentários eu pensava que eram só orais... mas, pronto, os relatórios têm mesmo estes comentário! Não lhes consegui fazer ver que não deviam escrever isto!
Enfim, mais um assunto para rir na próxima reunião de formadores!

1 comment:

  1. Gente! Fiquei a imaginar essa excursão e dei boas gargalhadas de frente ao monitor! Muito engraçado!

    ReplyDelete