22/09/2005

A minha manhã de hoje...

Um post diferente!
Hoje de manhã fui fazer uma prova escrita que consistia em criar uma planificação de 3 aulas para crianças do 1º ciclo, para elas aprenderem os animais.
Primeiro, como é que com listas de graduação, médias de final de curso sujeitam os candidatos a provas escritas e entrevistas?
Segundo, como é que sem programa, visto ainda não ter sido divulgado, sem nível, sem materiais à disposição, como é que poderíamos ter criado três planos de aula???
Terceiro... p'ra que raios fui eu fazer uma hora de carro para lá e outra para cá, se à priori já se sabe que quem fica é a que tiver a cunha maior????????
Não percebo isto, tanta regra que se anulam umas às outras, regras que surgem depois de terem sido criados regulamentos... enfim uma confusão que até quem as cria não percebe nada de nada!
Eu gostava mesmo de poder dar aulas!
Eu gostava mesmo de ter a cunha maior.

O suposto juri....... Duas senhoras e um senhor.
A senhora nº 1 - funcionária da Câmara, nitidamente, talvez uma administrativa, ou que se limite a contratar pessoal para a parte da Educação, sem grande importância no grupo.
A senhora nº 2 - Típica professora! Daquelas que deram o mau nome à profissão. Falava muito alto, como se estivesse a falar com alunos do 5º ano, esquecendo-se que naquela sala seria provável encontrar pessoas com mais formação do que ela teria. Falou muito durante a prova, e eu, no fundo da sala, conseguia ouvir a sua conversa. Falou como se fosse a dona do mundo, como se ela é que soubesse.
O Senhor... aquilo sim era um senhor! Um entendido nacional no tema, com mestrado feito em Inglaterra acerca do tema, com seminários por toda a Europa, com livros editados... isto já eu sabia acerca dele, nunca pensei que lá fosse, mas depois de ter visto quem era.... Um rapaz pouco mais velho que eu, muito boa onda, vestido como qualquer outro rapaz, pumas, calças de ganga, camisa de linho por fora! Ele falou baixo durante a prova, foi ele que distribuiu folhas, era ele quem ditava as regras! Ele sim podia ter sido arrogante, mas ele foi a pessoa mais acessível da sala.

Na próxima semana teremos a entrevista.......... Aí sim vai ser claro quem tem a cunha maior!


3 comments:

  1. Queres que eu vá lá fazer-lhes uma proposta irrecusável? Daquelas tipo "O Padrinho", como eu sei fazer? :)))

    ReplyDelete
  2. 1. Tô começando a perceber que aqui no Brasil o verbo 'perceber' tem o siginificado diferente do daí.

    2. O que são pumas?

    3. O que é CUNHA?!?

    ReplyDelete
  3. Perceber é como compreender.
    Pumas são uns ténis da marca Puma, muito na moda por aqui.
    Uma cunha é uma "ajuda" de alguém conhecido para nos arranjar, neste caso, emprego. É a maneira mais rápida de se arranjar emprego.

    ReplyDelete